Pesquisa personalizada

segunda-feira, 14 de março de 2011

OS 20 MAIORES EMPREENDEDORES DO BRASIL


Os homens que construíram o capitalismo brasileiro neste século



Quem são os maiores empreendedores brasileiros deste século? Quais os homens que fizeram a diferença na construção e na reconstrução do capitalismo nacional? A
EXAME fez essas perguntas a dezenas de representantes do mundo corporativo ao longo das últimas semanas. Foram ouvidos presidentes de empresas, consultores, economistas, professores universitários, headhunters, sociólogos. Toda a redação também se envolveu nas discussões sobre a lista. Ao final, sobraram 20 nomes cujos perfis aparecem nas próximas páginas.
O resultado vai muito além de histórias pessoais e isoladas, construídas com base em trabalho, perseverança e inovação. O que se tem é o retrato das extraordinárias mudanças pelas quais o Brasil passou no decorrer dos últimos 100 anos. Nada - ou quase nada - sobrou do país de Francesco Matarazzo, o personagem que abre a série dos 20 empreendedores nacionais. Em 1902, quando o imigrante italiano que mais tarde ganharia o título de conde fundou a Metalúrgica Matarazzo, o Rio de Janeiro era a capital da República, o café ainda era a base da economia e toda a população do país era formada por não mais que 18 milhões de pessoas. O Brasil de empreendedores como Jorge Paulo Lemann, Jorge Gerdau e Abilio Diniz é outro. É o país que, cada vez mais, tenta se movimentar de acordo com a lógica do mundo globalizado. (Os personagens foram organizados em ordem cronológica a fim de retratar essa evolução.)
Três banqueiros aparecem na lista: Amador Aguiar, do Bradesco; Olavo Setubal, do Itaú; e Walther Moreira Salles, do Unibanco. Há também três representantes da mídia: Assis Chateaubriand, o polêmico criador dos Diários Associados e pioneiro da televisão no país; Victor Civita, o fundador da Editora Abril, que edita a EXAME; e Roberto Marinho, das Organizações Globo. Sebastião Camargo, da Camargo Corrêa, e Norberto Odebrecht, da Odebrecht, aparecem como os grandes empreiteiros brasileiros. Para escrever cada uma das histórias, a EXAME convidou executivos, biógrafos, amigos, parentes, pessoas que estudaram, trabalharam ou conviveram com os personagens escolhidos. São depoimentos pessoais, carregados de episódios curiosos e emoção e que procuram mostrar as peculiaridades, as inovações, as idéias e a importância de cada um deles na construção do capitalismo brasileiro neste século.

Reportagem  Revista Exame- 15/12/99



Um comentário:

  1. Oi Luciano, agradecendo sua visita no meu blog Tempestades e Calmarias e também a parceria, farei o mesmo no meu blog, levando seu link.
    Parabéns pelo assunto tratado aqui. Vou dar uma olhada na revista Exame, meu pai assina. Empreender é algo mágico, a realização de um sonho, uma idéia que com muita coragem e força de vontade acaba nascendo e crescendo quando acreditamos.

    obrigada, abraços e bem vindo!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...